top of page

Sororidade

Como funciona a tal sororidade?

O nome é esquisito e o desafio é grande, mas quem é mulher, tira de letra!

A essência da sororidade é de mulheres apoiando outras mulheres e as ajudando a serem cada vez melhores.


A sororidade, esse sentimento de irmandade entre mulheres, é uma atitude muito importante na sociedade atual. Afinal, a mulher ainda enfrenta a cobrança por padrões diversos de um jeito muito opressivo, às vezes até cruel.

Existem regras para ser mãe, para ser profissional, padrões estéticos, comportamentais e tantas outras cobranças. (Pense um pouco, tenho certeza que você já ouviu alguma delas por aí…desde o “Sente como uma mocinha!” na infância, até ter seu desejo por uma vida pessoal criticado após a maternidade, ser chamada de desleixada porque ganhou peso, ou acusada de estar na TPM porque precisou chamar a atenção de alguém - e com razão - no trabalho).

Quando sozinhas, enfrentamos a dificuldade para sermos ouvidas e, além de tudo, temos nossas reivindicações e denúncias diminuídas e invalidadas com frequência. O ato de união umas com as outras é ser solidária com quem enfrenta os mesmos desafios todos os dias, e é o que ajudará na transformação das estruturas sociais.

Ok, temos a teoria, mas e na prática, como colocar a tal sororidade “pra jogo”?


1 - Evite julgamentos!

Em uma sociedade como a nossa, julgar outra mulher por seus atos, escolhas, roupas, hábitos (críticas que nunca seriam dirigidas a um homem) só perpetua a cultura de diminuir a mulher.


2 - Combata o mito da rivalidade!

Mulheres não são inimigas umas das outras. Não existe razão para incentivar uma competitividade que no lugar de impulsionar, só prejudica quem já enfrenta tantas dificuldades na hora de conquistar espaços.


3 - Valorize o trabalho de outras mulheres!

Só nós sabemos o quão difícil é carregar tantas cobranças, enquanto buscamos mais respeito, sucesso profissional e muitas vezes com uma família para cuidar. A quantidade de mulheres desempregadas e recebendo menos é maior do que a de homens. Escolha, indique e multiplique a valorização do trabalho da mulher.

Ah, sororidade também é ter paciência em ajudar mulheres e meninas que replicam/cobram/perpetuam, por costume ou cultura, comportamentos que não são positivos. É entender que ainda erramos muito e ajudar na desconstrução de mitos que prejudicam todas nós. Bora praticar mais a sororidade?!


Por: Manuela Prá

 
 
 

Comentários


bottom of page